Buscar
  • Sara Vilabril

Alavancar a profissão em época de pandemia através da disciplina

Com esta pandemia muitos dos clientes que me chegam sentem-se perdidos. A pandemia acentua a necessidade de mudança e ajustes a nível profissional. Há várias coisas a acontecer que nos trazem desafios para que possamos lidar com os vários acontecimentos de forma equilibrada.


Neste sentido incorporar hábitos que nos permitam sentir mais equilibrados e disciplinados no nosso autocuidado, no desenvolvimento da nossa profissão e no equilíbrio com as várias áreas da nossa vida é cada vez mais necessário.


Especialmente estando constantemente em casa, a meu ver, há hábitos que são ainda mais indispensáveis que quando a rotina diária passava por ir trabalhar fora de casa. Estes hábitos centram-nos e distanciam-nos das distrações do dia-a-dia. Somos nós que escolhemos aquilo que faz parte ou não do nosso dia. Somos nós que decidimos dar pequenos passos de encontro ao que pretendemos realizar.





Neste sentido vou passar a abordar algumas práticas que eu uso diariamente e me ajudam a ter dias melhores e com mais sentido de realização:


-Exercícios de respiração: A respiração profunda e atenta centra-nos em nós e no realinhamento do que queremos. Permite-nos perceber como nos sentimos e que mensagem isto nos traz. Cada vez que eu consigo dissociar da confusão exterior e centrar-me em mim é um momento de voltar a centrar-me no que é importante para mim. Então diariamente reservo espaço para estes momentos de respiração profunda, especialmente depois de acordar e antes de adormecer.


-Rotinas de autocuidado físico: é verdade que não saímos de casa, mas não é por isso que não merecemos estar apresentáveis. Quando ficamos de pijama o dia todo ou com uma imagem descuidada estamos a passar uma mensagem ao nosso inconsciente (descanso, descontração, descuido). Quando arranjamos um tempinho para cuidar da nossa imagem desenvolvemos o nosso dia com outra atitude pois a mensagem que estamos a passar para o nosso sistema é diferente (cuidado, autoconfiança, eu mereço). A forma como nos apresentamos comunica primeiro connosco e depois com os que nos vêm. Existe uma forte influência de pais para filhos e neste sentido é importante observar que o cuidado que temos connosco também passa uma mensagem e de exemplo para os nossos filhos.


-Organização da casa e local de trabalho: é importante distinguir o espaço dedicado ao trabalho do espaço de convivência familiar e identificar os períodos de tempo que decidimos dedicar a cada uma das áreas da nossa vida. Quando temos rotinas diárias de organização de espaço, mais facilmente desenvolvemos os nossos papeis enquanto profissionais e enquanto habitantes de um espaço.


-Exercício físico: Especialmente para as pessoas que trabalham em frente ao computador é indispensável fazer pequenos exercícios de alongamentos ou ativação do corpo para que o corpo se equilibre. A ativação do corpo idealmente deve ser feita logo de manhã depois de acordar para que fiquemos mais ativos para o desempenho do nosso dia. Ao longo do dia é ideal fazer uns pequenos alongamentos e se possível estabelecer dias para um exercício mais prolongado (caminhadas, corridas, dança, yoga).


A disciplina consiste em incorporar pequenos hábitos que nos permitam estar em forma e equilíbrio para melhores desempenhos. Quando estabelecemos rotinas trazemos senso de ordem para o nosso dia. É importante desenvolver esta capacidade de liderar a vida e as decisões tomadas mantendo-nos consistentes naquilo que foi a nossa decisão.


O que define a nossa capacidade de realizar alguma coisa é a habilidade de nos mantermos com uma direção. Quando começamos a implementar algo de novo na nossa vida às vezes é desafiante, porém depois de passar algum tempo é algo que faz parte e nem nos apercebemos mas que faz uma diferença positiva no equilíbrio de vida.


Às vezes tomamos decisões que são boicotadas por ativarmos o processo de decisão no momento de fazer, então um truque para manter a disciplina é não dar tempo de antena aos pensamentos menos construtivos no momento de ação.




Se sentes que é importante melhorares a tua disciplina e senso de orientação para alcançares plenitude profissional podes agendar uma sessão de planeamento gratuita AQUI

Artigos relacionados:

Como FOCAR nesta época de Pandemia?

Aumenta o teu bem-estar através do teu corpo neste confinamento

Como te podes reinventar ao longo do confinamento?

Diz Basta ao MEDO nesta Pandemia

A escrita como uma ferramenta indispensável para uma vida equilibrada

Passos essenciais para criares o teu negócio em 20215 critérios para tomar boas decisões profissionais em 20213 palavras que deves eliminar em 2021

Objetivos 2021

3 coisas que te podem estar a tirar tempo3 coisas que podem estar a impedir a tua autoconfiança

3 hábitos de pessoas bem sucedidas

4 estratégias para iniciares a tua mudança profissional

O que nunca de disseram sobre objetivos3 coisas que não deves fazer que te retira tempo e energia

3 motivos pelos quais deves manter o teu local de trabalho organizado

4 coisas que te podem estar a impedir de seres eficiente enquanto trabalhador por conta própria




17 visualizações0 comentário