Buscar
  • Sara Vilabril

Como FOCAR nesta época de Pandemia?

O foco é o recurso que mais ajuda a atingir objetivos e a alcançar resultados e ter qualidade de vida. Quando pretendemos atingir patamar de plenitude profissional é essencial focar em aspetos relevantes da nossa vida. É essencial focar quando passamos por desafios particulares como esta pandemia que nos coloca desafios diários especialmente no foco daquilo que é relevante para nós.




Quando queremos aumentar o nosso foco é importante priorizar, ou seja perceber onde devo colocar a minha intenção a cada instante. Quando colocamos o foco em uma única coisa nós vamos ter de dizer que não a muitas outras. Se não conseguirmos traçar prioridades nós não conseguimos saber em que é que é importante colocar a atenção.

Desenvolver a capacidade de dizer que não para que possamos aumentar o nosso foco é algo fundamental. Para onde nós focamos é onde nós colocamos a nossa energia e essa área tende a crescer.

Mesmo num contexto desafiante nós podemos-nos questionar:

Qual é a coisa que está ao meu alcance eu posso fazer hoje?


Sempre que aparece uma distracção nós vamos sentir a necessidade de decidir “eu vou continuar a fazer isto ou vou dar atenção à notificação que acabou de surgir?”

É fundamental aprender a dizer que não ao que não é prioridade e para isso podemos responder às questões:

Esta tarefa que surgiu faz parte da minha missão?

Isto contribui para que eu alcance os meus objetivos?


Se nós aprendermos a dizer que não nós sabemos gerir o que aparece como solicitação do exterior sem nos deixar assediar. Isto ajuda-nos a gerir a nossa energia e não temos tanta probabilidade de chegar ao final do dia assoberbados.


É importante filtrar prioridades e valorizar o tempo- Valorizar o tempo não é mais nem menos que fazermos coisas de valor nesse bloco de tempo. A forma como utilizamos o nosso tempo vai determinar a sua maior ou menor valorização.


Quando não valorizamos o nosso tempo nós estamos a aumentar o sentimento de frustração. Uma técnica que nos permite aumentar o nosso foco é dividir o tempo em blocos de 50 minutos. Trabalhamos afincadamente em determinada tarefa 50 minutos, permitindo-nos descansar, beber água ou fazer alongamentos em 10 minutos seguintes.


Se decidirmos onde nos vamos focar ao longo do nosso dia talvez isso seja demasiado tempo, talvez estejamos a ser demasiado exigentes. Porém, se nós decidirmos focar em blocos de 50 minutos é mais fácil. Se decidimos não consultar as redes sociais o dia todo talvez isso seja uma exigência extrema, porém se decidirmos não consultar as redes sociais em 50 minutos vamos conseguir cumprir com maior facilidade.


Para conseguirmos definir quais as tarefas prioritárias precisamos de inicialmente definir onde queremos chegar, depois traçar pequenas metas intermédias. E para pequena meta intermédia eu preciso de definir que tarefas estão incluídas em cada meta:

1º Identificamos o projeto ou o grande objetivo

2º Identificamos as principais metas intermédias para desenvolver o projeto inicialmente identificado

3º Definimos quais as tarefas que precisamos de definir para conseguir alcançar com êxito as metas intermédias estabelecidas

4º Definimos o que vamos fazer a cada dia para conseguir alcançar o objetivo estabelecido


Se eu não tivermos prioridades nós vamos fazendo coisas aleatórias ao longo do nosso dia. Provavelmente vamos chegar ao final do dia cansados porém não contribuimos de forma significativa para o alcance dos nossos objetivos. Depois de realizarmos a nossa lista de prioridades é mais fácil fazermos escolhas conscientes e mais favoráveis à valorização do nosso tempo.


Nós conseguimos alcançar os nossos objetivos quando a nossa atenção começa a convergir para alguma coisa com procedimento e método de trabalho.




Se sentes que é importante melhorares o teu foco para alcançares plenitude profissional podes agendar uma sessão de planeamento gratuita em www.saravilabril.com/programapersonalizado


Artigos relacionados:

Aumenta o teu bem-estar através do teu corpo neste confinamento

Como te podes reinventar ao longo do confinamento?

Diz Basta ao MEDO nesta Pandemia

A escrita como uma ferramenta indispensável para uma vida equilibrada

Passos essenciais para criares o teu negócio em 20215 critérios para tomar boas decisões profissionais em 20213 palavras que deves eliminar em 2021

Objetivos 2021

3 coisas que te podem estar a tirar tempo3 coisas que podem estar a impedir a tua autoconfiança

3 hábitos de pessoas bem sucedidas

4 estratégias para iniciares a tua mudança profissional

O que nunca de disseram sobre objetivos3 coisas que não deves fazer que te retira tempo e energia

3 motivos pelos quais deves manter o teu local de trabalho organizado

4 coisas que te podem estar a impedir de seres eficiente enquanto trabalhador por conta própria


43 visualizações0 comentário